Buscar
  • Pedro Vasconcelos

Metaverso e marketing: o que esperar dessa relação?




Quando falamos em metaverso, diversas pessoas pensam somente nos jogos com realidade paralela, porém o conceito de metaverso ultrapassa esse limite aí. O Metaverso é um ecossistema que permite a integração de pessoas por meio da recriação de experiência entre os mundos virtual e real.

Já imaginou estar na empresa, mas sem sair de casa? Ou ir a um show enquanto trabalha em casa. Essas novas possibilidades já estão aí, confira ao longo do nosso artigo.


O que é o metaverso, afinal?


Para simplificar todo o entendimento, é necessário compreender o significado dessa palavra, já que a mesma está entre os termos mais populares dos últimos meses. Metaverso surgiu nos ano 80 na literatura cyberpunk, no livro “Snow Crash”.

Hoje, temos já o metaverso na realidade. Porém, não limite essa nova realidade a apenas avatares, pois essa tecnologia é justamente para integrar seres humanos a uma nova experiência.

Além disso, falando de forma técnica, o metaverso não é algo real, porém a sua intenção é proporcionar uma sensação de realidade através da imersão em uma estrutura composta tendo como base o mundo real. Um dos principais exemplos são os videogames, que já estão aí faz um bom tempo.


Metaverso aplicado ao marketing e à vida real


Apesar de ser apenas um conceito novo para boa parte das pessoas, esse metaverso já vem sendo inserido em uma realidade onde várias empresas já se incluem. Pode até ser que você já tenha visto alguns casos e ainda não tenha se dado conta de que aquilo se tratava do metaverso.

Pensando nisso, decidimos separar os exemplos principais para que você consiga entender melhor e se inspire em boas ações.


Reuniões corporativas


Grandes empresas vêm fazendo testes para usar o conceito do metaverso no ambiente corporativo. Empresas como a Microsoft, por exemplo, vem desenvolvendo salas em workrooms, que é uma imersão de seus trabalhadores em um ambiente virtual para fazer reuniões em tempo real.


Moda e esportes


Outro grande exemplo do uso do metaverso para o marketing podemos notar na parceria entre o game Fortnite e a marca Balenciaga, com o foco de divulgar as roupas da marca para um público novo.

Da mesma maneira, outras marcas também apresentaram linhas de vestuários no ambiente virtual, como a Burberry e a Gucci.


Restaurantes e serviços de entrega


Outras marcas conhecidas mundialmente, como o McDonald’s, também resolveram apostar no metaverso para se aproximar do seu público.

O restaurante recriou sua loja conceito dentro do Minecraft e o iFood está permitindo que você seja um entregador e ganhe dinheiro virtual no jogo GTA.


Tendências de marketing para essa nova realidade


Atualmente, é bastante comum ver os consumidores adquirirem alguns itens na internet. Porém, imagine que no lugar de comprar roupa online por um catálogo no computador, você conseguisse visitar uma loja em 3D utilizando óculos especiais? Seria incrível, e isso já vem sendo implementado.

Na visão das empresas, essa seria uma maneira excelente de aprimorar experiências de seus clientes, para conseguir trazer novos sentimentos e mais facilidade. Isso iria ajudar muito a encurtar todo o processo de decisão de compra e a melhorar muito a conexão com o público.


O metaverso é algo muito interessante e com certeza está inserido no futuro da internet.

Se você ainda não parou para pensar nisso, comece já. Esse tema, além de ser muito questionado, é essencial para você repensar as maneiras de se conectar com os outros.


Pedro Vasconcelos